O que é a Prova Social e como ela pode garantir o sucesso do seu evento

Prova Social. Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo. Mas saiba que, quando utilizada com estratégia, ela pode garantir o sucesso do seu evento. Afinal, ela já faz parte do seu dia a dia.

Qual foi a última vez que você fez reservas em um hotel ou comprou um celular sem olhar a opinião de outras pessoas na internet? Provavelmente já faz tempo. Agora, vamos imaginar que você está na dúvida entre dois restaurantes que acabaram de abrir na rua da sua casa. Um tem filas virando o quarteirão e o outro está vazio. Provavelmente você logo assumiria que o primeiro tem uma comida melhor e, portanto, deveria ser a sua escolha.

Tal comportamento é uma tendência mundial. Segundo pesquisa da Bright Local, 86% dos consumidores leem avalições antes de tomar uma decisão. Quando analisada a faixa entre 18 e 31 anos, 91% dos entrevistados afirmaram que confiam em recomendações virtuais tanto quanto nas pessoais.

Já segundo a Nielsen, maior instituto de pesquisa do mundo, 92% das pessoas confiam na opinião de conhecidos ao tomar uma decisão. Quando se trata de desconhecidos, 70% afirmaram também levar em consideração a avaliação.

Com números tão expressivos, como utilizar as avaliações para garantir o sucesso do seu evento? De que forma garantir um público cada vez maior e dar a visibilidade que você deseja à sua marca trazendo as experiências de outros consumidores a seu favor?

A resposta pode estar na teoria da Prova Social.

O que é a Prova Social?

A  teoria da Prova Social é uma técnica que utiliza a persuasão como elemento principal. Ela utiliza experiências, depoimentos e opiniões para motivar a decisão final de outros.

Quando você coloca espaço para avaliações, comentários ou abre um espaço em suas redes sociais para que o seu consumidor possa opinar está se abrindo para a Prova Social. No mundo offline, quando o seu stand anuncia uma atração única e exclusiva em um país, como o VirtualClimb da Virtux, está ajudando indecisos a escolherem visitar o seu espaço. Outro exemplo é quando você consegue reunir uma aglomeração e com isso desperta o interesse de outros.

A Prova Social é a validação que você dá para a decisão de outros.

Como a Prova Social pode beneficiar o meu evento?

Como falamos um pouco antes, essa teoria baseada na persuasão pode garantir o sucesso do seu evento, mas de que forma?

·         Autoridade

Quando você utiliza a opinião de outros ao seu produto ou serviço, está avalizando a decisão de prospects. Se quando você anunciar que o seu evento terá o VirtualClimb ou o FlightPro, ainda por cima, postar fotos, vídeos e stories das pessoas interagindo com o produto, estará mostrando que a sua atração vale a pena ser vista, pois outros também estão vendo e utilizando.

·         Aceitação

Não há limites para comentários positivos sobre a sua marca ou a que você está promovendo. Divulgue em todo o seu material boas experiências que outros já tiveram ao seu lado.

·         Transparência

Por outro lado, infelizmente não é possível ter 100% de aprovação do seu serviço. Caso apareça em suas redes sociais algum relato negativo envolvendo a sua empresa ou a que você está relacionada, seja transparente e responda ao comentário.

·         Avaliação

Este item está intimamente ligado aos anteriores. Quanto maior for a sua aprovação e mais transparente for a sua imagem, melhor será para o seu negócio. Um bom nome garante empatia do público e mais conversões. Isso se traduz em crescimento do seu negócio ao ponto dele chegar a ser uma referência.

De qual maneira posso utilizar a Prova Social a meu favor?

Agora que você já sabe o que é a Prova Social e os seus benefícios, chegou a hora de coloca-la em prática na divulgação do seu evento. Para isso, utilize 3 passos:

1.    Comentários

Divulgue nos seus materiais virtuais e impressos opiniões de quem já visitou o seu evento ou experimentou as atrações que você está levando.

2.    Mostre o seu diferencial

Vai levar para o seu stand uma atração incrível como o Flight Pro? Conte que essa é uma oportunidade única para experimentar o simulador de voo mais moderno do mundo. Segundos estudos, saber que está utilizando um produto especial com disponibilidade limitada afeta positivamente a decisão do consumidor.

3.    Alie-se a influenciadores

Na era dos influenciadores, a opinião deles pode ser essencial para o seu sucesso. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest e divulgada pelo portal de publicidade Meio&Mensagem, os influenciadores já são a segunda fonte de tomada de decisão para o consumidor, ficam atrás apenas de parentes e amigos. Procure saber quem são as autoridades virtuais do seu segmento e contrate-os para divulgar o seu produto ou serviço. Se possível, tenha um no dia do seu evento.

Como você pode ver, a Prova Social é uma teoria que só tem a agregar ao seu evento. Tem alguma dúvida ainda sobre o tema? Deixe nos comentários.

 

Quer saber como levar uma atração para seu próximo evento? 
Preencha o formulário abaixo e nos envie uma mensagem!

 

Contato
reCAPTCHA

Deixe uma Resposta

Este campo é obrigatório.

Este campo é obrigatório.

Este campo é obrigatório.

XHTML: Você pode utilizar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>